Blogger Widgets

sábado, 28 de junho de 2014

A Ilha de Melquisedech


A Ilha de Melquisedech, conta a história de um druida feiticeiro, que decide criar um pequeno mundo (a ilha) onde tudo é perfeito. Para isso 'resgatou ' um grupo de pessoas de todos os cantos do mundo, que estariam a ter uma vida extremamente difícil, proporcionando-lhes assim uma nova oportunidade. A Ilha é povoada por seres mitológicos, duendes, lestrigões, cíclopes etc.

Os habitantes da Ilha, trazem cristais mágicos ao pescoço, assim, não têm acesso à sua verdadeira origem, não têm recordações do que deixaram para trás.
Como em todas as histórias, verdadeiras ou não, há sempre um vilão, um invejoso, um inútil, cujas intenções são prejudicar ou ficar na posse do Poder. Assim Ratastok o duende malvado, conseguiu provar aos habitantes que havia 'outro mundo' ( o nosso), que a Ilha não passava de uma ilusão.Então, Melquisedech decide mostrar a todos, como é o Verdadeiro Mundo, e lá vão os habitantes numa viagem, que os leva às suas terras de origem...

Opinião : O livro tem a forma ABA, ou seja tem 3 partes, tal como os da J. Marillier. Casa, Viagem, Casa. A escrita é formal, perfeita, mas acessível a todas as camadas, portanto 4 estrelas. Quanto à originalidade, eu daria 3 estrelas ( suficiente), pois o mercado do Fantástico está 'povoado' de histórias mais apelativas, quero dizer, este livro é destinado a um público mais jovem e feminino. Está tudo muito 'cor-de -rosa', para agradar a outro tipo de público, o livro necessita de mais acção, mais violência, porque o 'Nosso Mundo' é Violento. Arriscar uma história de ficção no presente, é uma tarefa muito difícil, neste caso e na minha opinião poderia ter resultado melhor.
Quanto aos personagens mitológicos que habitam a Ilha, achei um pouco excessivo, a Ilha é demasiado pequena....
O facto de Melquisedech ter acesso aos computadores para comunicar com outros da sua espécie, achei muito bem concebido, seria por aí o caminho para uma história de nivel superior. 
Conclusão : O livro é muito agradável de ler, com lindas descrições da natureza e com um português de alta qualidade, precisa só de um pouco mais de ousadia,isto é uma obra de ficção, portanto a imaginação teria de ser (na minha opinião) muito mais alargada. Nota 3+. Bom +

P.S. Melquisedec era uma personagem bíblica/mitológica, não se sabe bem a origem, quer dizer, Rei da Paz/terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas